Quando o assunto é criança, toda conversa me interessa. Às vezes, percebo as pessoas conversando sobre comportamento agressivo e noto como frase freqüente: “Antigamente era diferente”! Essas pessoas atribuem as atitudes violentas dos pequenos aos desenhos animados. Dizem que agora todo tipo de desenho tem luta, briga, armas... Aí tento me lembrar dos que eu assistia. Pica-pau, por exemplo, é pura violência, é um batendo no outro e apontando armas durante todo o desenho. Hoje, percebo nas animações, que há uma lógica. Eu explico: a luta não é simplesmente uma violência, tem o conceito do bem e o do mal, cito Cavaleiros do Zodíaco. As crianças são incentivadas a torcer pela vitória daqueles que estão do lado do bem.
Penso que a influência de um desenho animado no comportamento da criança depende da vida dela dentro e fora de casa, ou melhor, uma criança que tem uma vida tranqüila com a família e com os amigos pode absorver de forma completamente diferente de outra criança que tem uma vida conturbada, cheia de problemas em casa e/ou na escola.
Desenhos que oferecem no seu conteúdo: valores éticos, morais e modelos de comportamentos e de atitudes importantes para a formação da criança podem ensiná-las a agir da mesma forma, já que toda criança tem a tendência a copiar o que vê. Entretanto, não é preciso procurar muito na programação infantil para se deparar com cenas de violência.
Os mais tradicionais e de estrutura aparentemente inocente e divertida, na maioria das vezes, podem conter nas atitudes dos personagens não só violência, mas também exemplos de comportamentos não-recomendáveis, tais como: traição, deboche, humilhação, inveja. Esses sãos sentimentos que uma criança consegue, com facilidade, distinguir? Talvez. Porém, se a postura ruim do personagem do desenho “se der bem” por agir de forma incorreta, por exemplo, toda e qualquer criança fica sem a noção de certo e errado, cria-se um desequilíbrio entre o positivo e o negativo. Ou ainda, se um comportamento desonesto for transmitido pelo desenho como uma piadinha. O errado será engraçado? É importante ter cuidado com o que os desenhos ensinam.
Há, ainda, desenhos no qual existem problemas a serem resolvidos, assim a criança participa do mecanismo de planejamento da estratégia a ser utilizada pelo bem contra o mal. Mas, é indispensável que criança perceba a não-necessidade da violência para resolver os conflitos, os problemas e as confusões da história.
Por conta disso tudo, é imprescindível que os adultos, sejam eles pais, professores, qualquer pessoa que lida com crianças, sempre esclareçam os tópicos expostos no conteúdo do desenho, façam comentários a respeito das atitudes tomadas pelos personagens e o porquê de cada uma delas e de suas conseqüências.
A criança tem capacidades limitadas de análise e de raciocínio, sendo um receptor passivo das informações transmitidas pelos desenhos animados. Mas, se houver de alguma maneira, uma discussão das mensagens recebidas, a criança terá a oportunidade pensar, conversar, interpretar e aprender o melhor exemplo a seguir. Sendo assim, a criança poderá usufruir de maneira produtiva o tempo de exposição à TV.
É, sim, possível equilibrar o processo de assimilação do desenho animado entre as crianças. Cabe aos adultos responsáveis utilizar de forma sábia o que lhes é oferecido. A qualidade do produto - ‘desenho animado’ - depende do é feito das mensagens, o que e como a absorção deve acontecer. Essa absorção precisa ser monitorada pelos pais e dirigida para um aprendizado útil. Simplesmente deixá-las ‘ocupadas’ na frente da TV não é o melhor caminho para uma boa educação. As crianças precisam de apoio para não para tirarem suas próprias conclusões.
O trabalho deve ser dos pais, irmãos mais velhos, professores, de todas as pessoas envolvidas com crianças. Pelo menos, pedirem para contar a historinha de um desenho que tenham assistido. Depois é importante conversar e usar o desenho como ferramenta para um ensinamento. Com essa postura inteligente, o desenho animado pode ser sempre um instrumento de educação e não de tempo perdido.
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